top of page
Painel_abertura_Eus_site_eus.png
Painel_abertura_Eus_site_eus.png

BRUNO

JORDAN

LEONARDO

VINICIUS

nucleo_eus-(24).png

Tipo assim... Começou com um poema, um café e uma boa resenha! na moral!

Final de 2018, no Engenho Velho da Federação, juntou Léo, Vini e Jordan lá em casa. Já fazia um tempo que a gente vinha trocando uma ideia de montar um grupo no qual a gente quebrasse com essa lógica de mercado de ficar esperando a "nossa vez" para aparecer. Criar um espaço para os nossos, manja? Sem querer inventar roda nenhuma, só criando estratégias para o bagulho rodar para o outro lado.

Desde então criamos o evento MOSTRA ETNOGRAFIAS URBANAS SUBVERSIVAS, uma mostra com o mesmo nome do núcleo, para mostrarmos que essa será a nossa encruzilhada! Já aconteceram 4 edições: duas presencias no ano de 2019 e duas virtuais nos anos de 2020 e 2021. Além de apresentações de obras, em sua maioria de dança, mas que também abarcam teatro, poesia, ilustração, circo, música entre outras linguagens, o evento desde de suas últimas edições contempla ações como Slam, Xirê de saberes (roda de conversa), Oficinas e Residências artísticas. Pontuando que apenas nessa última edição que ganhamos apoio da Funceb através do edital emergencial Aldir Blanc (BA). Conseguimos remunerar toda a equipe, premiar para os ganhadores do Slam e pagar uma ajuda de custo para as obras, oficineiros e convidados do xirê. Além desse evento, o grupo já realizou duas edições do ESCRITA COLETIVA, uma iniciativa autônoma que auxilia os estudantes de graduação da UFBA (Universidade Federal da Bahia da qual todos os integrantes atualmente são estudantes) a escreverem projetos para concorrerem a uma ajuda de custo da instituição para realizarem suas pesquisas artísticas. Produzimos também Lives, mediações de mesas e etc.

IMG_0225.JPG

Além de eventos, temos diversas obras artísticas do núcleo, sendo a maioria solos, pois foi a forma que encontramos, no começo, de produzirmos os nossos desejos com o apoio na produção, uns dos outros. Atualmente estamos desenvolvendo o nosso primeiro trabalho no qual o grupo todo estará em cena, intitulado ODÉSSI, dirigido por Vinicius Revolti. Dentre os nossos destaques temos as obras: CUECAS PRETAS ---- NO VARAL ---- (2021), EQUIDADE EM ESTORVO (2020), COVID-19 CORPO ONÍRICO VIDA ISOLAMENTO DANÇA (2020), POC: PRETAS, OUSADAS E CONTEMPORÂNEAS (2019), ODÉSSI: UMA CAÇA INTERNA (2019), (DE)MONSTRA-SE (2019), QUEBRA-CABEÇA: MÁSCARAS NO ESPELHO (2019), AMARGO: UMA REFLEXÃO PERFORMÁTICA SOVRE AFETIVIDADE NEGRA (2018), (10)ÂNIMOS (2017) e (DE)MONSTRANDO (2017).

bottom of page